Atualize seu navegador!
Estimulação Essencial

 

ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL

 

Defini-se como programa educacional especializado, preventivo, destinado a crianças na faixa etária de zero a três anos 11 meses, com problemas evolutivos decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e/ou ambientais. Realiza-se por meio de atividades educacionais e psicopedagógicas desenvolvidas por profissionais qualificados e em colaboração com a família.

Tem como finalidade principal promover o desenvolvimento integral e o processo de aprendizagem da criança, de modoa a amnpliar suas perspectivas educacionais, culturais, bem como, a melhoria da qualidade de vida pessoal, familiar e coletiva. 

 Objetivos:
 Atender as necessidades educacionais da criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com atividades e recursos destinados a estimular o seu processo evolutivo nas áreas:

1-    Desenvolvimento da Linguagem:

     Exercício de articulação e respiração

 

2-    Linguagem Compreensiva

              Linguagem Expressiva

 

3-    Educação Psicomotora:

    Esquema Corporal

    Posturas = sentada/ em pé 

    Coordenação = gateio/ marcha/ preensão

    Visomotricidade

 

4-   Desenvolvimento das Funções Intelectua

     Sensação auditiva, visual, tátil e olfativa

     Percepção Temporal 

     Pensamento

     Percepção Espacial

     Percepção Analítico – Sintética

 

5-   Atividades de rotina: alimentação/ sono/ higiene

 

6-   Área afetiva

  
AVALIAÇÃO
 
A avaliação dar-se-á mediante a observação da evolução de cada criança nos aspectos: linguagem, cognição, percepção, socialização, afetividade e desenvolvimento motor.

O professor usará como recurso a ficha técnica do Inventário Pórtage.

 - Toda avaliação será feita em equipe: fisioterapeuta, professor, fonoaudióloga, psicóloga e orientadora pedagógica.